Sete dos oito municípios que compõem o CONSCENSUL - Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul - Cedro, Lavras da Mangabeira, Icó, Granjeiro, Ipaumirim, Icó, Umari e Orós, estiveram representados nesta sexta-feira, 26 de janeiro, em um intercâmbio para conhecer o projeto de "Coleta Seletiva" em desenvolvimento em Várzea Alegre.
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), apresentou a iniciativa e o andamento do projeto, realizado pelo Governo Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a ASCAMARVA - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre.
Ele ressaltou os benefícios da reciclagem para o meio ambiente e também para a geração de renda dos catadores, que recebem remuneração e educação participando de aulas do EJA - Educação de Jovens e Adultos.
Após a apresentação do projeto, os participantes conheceram os PEVs - Pontos de Entrega Voluntária, a sede da ASCAMARVA e o processo de separação dos recicláveis.
O secretário de Meio Ambiente, J. Marcílio, destacou que a Coleta Seletiva está proporcionando a Várzea Alegre uma nova abordagem no tratamento de resíduos sólidos, valorizando também os profissionais da área.
O presidente do CONSCENSUL, Ronaldo da Madeireira (PSD), que é prefeito de Lavras da Mangabeira, ressaltou a importância do projeto de Coleta Seletiva, que serve de referência para as cidades da região e para o estado do Ceará.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Tadeu Ferreira